Começando no mundo da eletrônica – Arduíno / Program-ME

Desde muito novo sempre me interessei por eletrônica e automação. Talvez seja por influência do meu pai, que é engenheiro, e sempre criava várias “trapizongas” para eu brincar. Nunca esqueço do dia em que ele fez uma lancha para eu brincar na piscina com um motorzinho, uma sandália de dedos velha e um pedaço de madeira. A hélice era feita com tubo de pasta de dentes (naquela época os tubos eram de metal… faz tempo 😉 ). Essa engenhoca e outras, e alguns aparatos que ele trazia do trabalho, sempre me fascinaram.
Por outro lado eu sempre gostei muito de computadores e programação, então na época de escolher uma profissão decidi estudar informática. Deixei a eletrônica de lado, mas nunca me esqueci desse meu desejo.

Conhecendo o Arduino

Ano passado “navegando” pela internet me deparei como projeto Arduino, que é uma plataforma open-source para criação de protótipos eletrônicos, criado por um professor italiano chamado Massimo Banzi. O objetivo de Banzi era incentivar a computação física, cujo conceito é aumentar as formas de interação física entre as pessoas e os computadores. Uma grande idéia!

O mundo Arduino é GIGANTE e fascinante. Tem tudo para quem gosta de eletrônica e possibilita uma infinidade de projetos. Do mais simples (para os iniciantes – meu caso), até o mais complexo (para os profissionais).

Através de suas características é possível integrá-lo com diversos dispositivos, como display LCD, sensores de luz, GPS, motores (DC, de passo, servos), leds, e por aí vai. É possível criar projetos de robôs, automação residencial, arte tecnológica, ensino e educação, e até mesmo integrá-lo com iPhone, celulares, Sun Spot, etc..

A linguagem de programação padrão é essencialmente C/C++, e sua IDE para desenvolvimento é feita em Java. Então podemos desenvolver para Arduino em qualquer plataforma. E funciona sem problemas. Não é uma IDE maravilhosa, e tal, mas é boa para o que se propõe.

Program-ME

Como todo o projeto do Arduino (hardware e software) seguem padrões open-source, existem vários fabricantes de modelos Arduino-Like em todo o mundo. No Brasil temos alguns modelos de Arduino, como: Tatuino, Severino, Modelixino, e o Program-ME da Globalcode. Esse último foi o meu escolhido para começar a brincadeira.

O Program-ME é ideal para mim, que estou iniciando, pois tem vários facilitadores já embutidos nele, por exemplo os leds, speaker, sensor de luz, etc.. Não é necessário comprar e ligar leds à plaquinha para começar a fazer umas brincaderiras, pois o Program-Me já vem com 9 delas. Bom, né?

Program-ME é:

  • Um instrumento didático criado originalmente para a Academia do Programador da Globalcode que pode ser utilizado por qualquer pessoa que queira aprender sobre Robótica, Eletrônica, Automação Residencial, Tecnologia aplicada à arte e mil outras coisas;
  • É um dispositivo de hardware baseado em Arduino, que também é aberto!
  • Tem leds, potenciômetro, sensores e outros componentes;
  • Você poderá comprar um Program-Me pronto na Globalcode ou simplesmente baixar a especificação, ir até à Santa Efigênia (ou similar) e montar o seu;
  • Tem como objetivo democratizar o conhecimento sobre eletrônica + programação + internet;
  • Utilizado para incentivar o desenvolvimento da computação física e comunidade Arduino no Brasil;

Sou fã do pessoal da Globalcode a muito tempo (eles são referência no mundo Java), e eles não decepcionaram.

Comprei um Program-ME e veio completinho. Chegou numa caixinha super bacana, com o cabo USB para comunicação e um manual de instruções encadernado. Parabéns a toda a equipe da Globalcode. O material é de primeira, e o atendimento foi super atencioso e prestativos. Recomendo!

AH! Eles também criaram um blog (Elétron Livre) para divulgar as novidades do projeto, e uma rede social no Ning (Globalcode Program-ME) para o pessoal colaborar, tirar dúvidas e divulgar seus projetos.  Show de bola!!!

Já estou brincando com ele e pretendo ir colocando minhas brincadeiras por aqui. Já tenho algumas idéias e vou tentar realizá-las com a ajuda do Program-ME. Esperem pra ver. rsrsrsr

Como diz manual do Program-ME:

Arduino é simples, fácil de programar e barato. Motivos mais que suficientes para fazer uma comunidade crescente no mundo todo.

Acho que agora eu realizo meu sonho!!! \o/

Tags: , , ,

11 comments

  1. […] This post was mentioned on Twitter. Marco Antonio Maciel said: RT @marcomaciel: Começando no mundo da eletrônica – Arduíno / Program-ME http://bit.ly/caInGs […]

  2. […] um Program-ME, que é o Arduino-Like da Globalcode. Mais detalhes do Program-ME podem ser vistos aqui, aqui, aqui, aqui e aqui. Tá bom, né? […]

  3. Legal!
    Estou procurando aprender eletrônica e sou iniciante em programação. Comecei a me interessar pelas possibilidades fantasticas que essas duas cosas juntas podem fazer 😀

  4. Bom dia! legal sua déia! vou começar a investir no arduino, também tenho um tempo na estrada, estou precisando apreder mais. Como somos eternos aprendizes do pai maior, o saber não ocupa espaço. um abraço!! valeu pela dica.

    att
    Daniel

  5. ola pessoal!!! vejam no site da EMPRETECNET, o kit arduino, além de uma placa compativel desenvolvida por eles, o KIT tem outras como potenciometro, sensor de luz, de temperatura e outros componentes que possibilidada uma serie de experimentos sem soldas e o preço é ótimo!!

  6. renato barcellos

    Ola a todos,

    depois de muito tempo perdi o manual do globalcode v1.0 e nao sei mais a correlação de portas com as do arduino…poderiam me enviar um link para download do manual?

    abraços

  7. renato barcellos

    desculpe!!!
    achei!!

  8. Para quem quer utilizar esse projeto com comunicação bluetooth, em anexo um programa arduino de configuração da taxa de transmissão do modem bluetooth de 9600 para 19200 (mais rápido). O tutorial de os programas estão disponíveis no link: https://dl.dropbox.com/u/101922388/ModemBluetooth19200.zip e no link: https://dl.dropbox.com/u/101922388/sanusbee.zip

    Mais detalhes em http://www.youtube.com/watch?v=VMkTgSFtmGE

  9. Gostei muito do projeto Arduíno! Estou estuando “Manutenção e Suporte a Infórmatica” -IFS-Campus Itabaiana.
    No período passado pegei as matérias “Eletricidade básica” e “Eletrônica Digital” Pelas quais me interessei bastante!
    Por conta disso prestei vestibular para “Engenharia Eletrônica”(Não só por isso pois já gostava bastante da áreas rsrsrs)
    Consegui uma boa media no Enem e estou ciente da aprovação!!!
    Creio que isto possa me ajudar a continuar minha inicialização na eletrônica, algum conselho?!
    Qualquer coisa meu emeil- VanilsonxD@gmail.com!

  10. […] Começando no mundo da eletrônica – Arduíno / Program-ME … – 3 abr. 2010 … Desde muito novo sempre me interessei por eletrônica e automação. … dispositivos, como display LCD, sensores de luz, GPS, motores (DC, de passo, servos), leds, e por aí vai. … baixar a especificação, ir até à Santa Efigênia (ou similar) e montar o seu; … Arduino é simples, fácil de programar e barato. […]

  11. Pedro de Sousa Sebastião

    Desde muito cedo que me apaixonei por este mundo maravilhoso!

    Estou a necessitando aprender mais sobre Eletrónica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *